
Economia e mercado 22 Abr
Considerado o segundo maior mercado para a Apple, a China continua sendo foco de preocupação para a empresa norte-americana.
Isso porque números publicados pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT) revelaram uma queda de 49,6% na venda de smartphones produzidos por marcas estrangeiras.
Claro que a Apple foi a empresa mais afetada por esse tombo, uma vez que a companhia tem muito mais destaque que a sul-coreana Samsung, por exemplo.
Os dados mostram que em março de 2025 foram vendidos cerca de 1.887 milhão de celulares de marcas estrangeiras, algo que representa uma diminuição substancial em relação aos 3.747 milhões de 2024.
Comentando o assunto, analistas de mercado indicam que os atrasos nos recursos de Inteligência Artificial tem prejudicado as vendas do iPhone na China.
Além disso, em busca de se fortalecer na guerra comercial contra os Estados Unidos, o governo chinês tem incentivado o "patriotismo" e concedido descontos para smartphones com preços abaixo dos 6.000 yuans (~R$ 4.720).
Isso acaba beneficiando as marcas locais, que possuem preços competitivos e ampla presença no interior da China.
Por isso, apesar da queda das marcas estrangeiras, o mercado chinês de smartphones tem crescido uma média de 2,5% ao ano, sendo que a Huawei foi a empresa mais beneficiada pelos incentivos, uma vez que ela saltou para 28,5% de participação de mercado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários