LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Europa pode perder corrida do 6G para EUA e China, alertam operadoras

08 de maio de 2025 2

Doze das maiores operadoras de telecomunicações da Europa emitiram um alerta conjunto na última quarta-feira (7), pedindo que reguladores da União Europeia liberem a faixa superior de 6GHz para redes móveis. Segundo as empresas, a falta de decisão pode comprometer o papel da Europa no desenvolvimento do 6G.

Em um documento obtido pela Reuters, empresas como Vodafone, Deutsche Telekom, Orange e TIM argumentam que a faixa de espectro 6GHz é essencial para manter a competitividade tecnológica frente a países como Estados Unidos e China, que já avançaram em definições sobre o uso dessa frequência.

A faixa superior de 6GHz é uma das últimas bandas médias de espectro ainda disponíveis na Europa. Esse tipo de frequência é considerado ideal para lidar com grandes volumes de dados com bom alcance, o que a torna estratégica para futuras redes móveis. Atualmente, muitos países europeus já utilizaram a faixa de 3,4 a 3,8GHz para o 5G, limitando as opções para expansão.

Foto: reprodução

Nos Estados Unidos, essa faixa foi destinada ao uso por redes Wi-Fi desde 2020. A China, por outro lado, a reservou para serviços móveis, incluindo futuras aplicações de 5G e 6G. Segundo as operadoras europeias, manter o uso dessa faixa para Wi-Fi, como defendem alguns grupos americanos, pode prejudicar o avanço de redes móveis no continente.

A carta também destaca que o espectro atualmente disponível na Europa pode não ser suficiente nem mesmo para suportar o crescimento do tráfego nas redes 5G, o que agrava a urgência da decisão. Para as operadoras, restringir o acesso à faixa de 6GHz comprometeria o lançamento do 6G e limitaria a inovação tecnológica na região.

A expectativa é que a União Europeia publique um parecer preliminar sobre o tema em junho, como parte de uma consulta pública conduzida pelo grupo de política de espectro da Comissão Europeia. A decisão final poderá ter impacto direto sobre o posicionamento do bloco no cenário global das telecomunicações nos próximos anos.

E no Brasil? Como será que as operadoras irão lidar com a chegada do 6G?


2

Comentários

Europa pode perder corrida do 6G para EUA e China, alertam operadoras
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2


OSZAR »