
Tech 25 Nov
06 de janeiro de 2023 0
O Ministério da Saúde liberou a aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus para crianças maiores de 5 anos no Brasil. A nota técnica foi assinada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 30 dezembro de 2022 e confirmada pela Anvisa após estudos comprovarem o aumento da imunidade com a dose adicional nesta faixa etária.
A nota técnica foi publicada em 4 de janeiro de 2023 onde é recomendado que crianças que receberam as vacinas da Pfizer ou da Coronavac recebam a dose de reforço pediátrica da Pfizer com um intervalo entre elas de, pelo menos, 4 meses. A dose adicional do imuniziante foi aprovada pela Anvisa no início de dezembro.
Em comunicado (via Agência Brasil) o Ministério da Saúde diz:
Para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço.
Outro fator que levou a recomendação da dose de reforço foi o aumento da produção de anticorpos contra a variante Ômicron, que foi de até 36 vezes nas crianças com idade entre 5 e 11 anos.
Esses resultados mostram a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19, para garantir que os imunizantes atinjam a eficácia completa e protejam contra casos graves e mortes pela doença. Mesmo quem perdeu o prazo recomendado deve procurar um posto de vacinação.
O Ministério da Saúde também recomenda que doses de outras vacinas sejam aplicadas simultaneamente para garantir a proteção contra outras doenças e a manutenção do calendário de imunização infantil. Vale lembrar que crianças maiores de 6 meses que tenham comorbidades também já podem ser vacinadas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários