
01 Julho 2021
28 de fevereiro de 2020 4
O Brasil teve o seu primeiro caso de coronavírus confirmado depois de medidas de saúde pública que nos deixaram um bom tempo longe dessa epidemia. O paciente afetado pela Covid-19 viajou para a Itália, que recentemente teve uma explosão de casos da doença.
O número de casos suspeitos por aqui também disparou: são mais de 130, em ritmo crescente. Com a preocupação por parte da população, outro inimigo acabou se aproximando: a desinformação.
É comum nesse tipo de episódio informações se desencontrarem, ou mesmo notícias falsas ganharem espaço. Para evitar isso, o Ministério da Saúde lançou um portal para o combate às fake news envolvendo o novo coronavírus.
Por lá os interessados podem conferir uma série de artigos que desmentem informações que estão circulando nas redes sociais e no WhatsApp, como falsas receitas preventivas, métodos de cura alternativos, e outros.
O site infelizmente é confuso, e na área específica para o coronavírus não vemos atualizações há duas semanas. Porém, na página principal do projeto de combate às fake news do Ministério da Saúde, as atualizações mais recentes são de ontem (27), com mais de dez verificações sobre mentiras que estão circulando na internet.
Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.
Vale lembrar, o novo coronavírus é um problema de saúde mundial, e levou ao cancelamento da MWC, que deveria estar acontecendo ao longo desta semana.
E você, o que achou dessa medida por parte do governo para evitar a propagação de fake news sobre a Covid-19? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários