LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple deve mudar produção dos iPhones vendidos nos EUA para a Índia

25 de abril de 2025 43

Atualização (25/04/25) - JB

A Apple pretende mover toda a produção dos iPhones que são vendidos nos Estados Unidos para a Índia. Segundo informações divulgadas nesta sexta, a empresa quer ficar distante da guerra comercial promovida por Donald Trump.

Assim, o Financial Times explica que, até o fim do ano, 100% dos iPhones importados para o mercado norte-americano serão montados na Índia.

Um detalhe importante das negociações da Apple com a Foxconn é que as empresas ainda dependerão de fornecedores e maquinários chineses, uma vez que muitas peças tem origem na China.

Por isso, a Apple espera usar o seu bom relacionamento com Pequim para conseguir as licenças de transferência de equipamentos.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Fontes que possuem acesso aos bastidores da Apple também dizem que a empresa não tem qualquer interesse em produzir o iPhone nos Estados Unidos.

Por conta desse posicionamento, a empresa pode acabar sendo alvo do governo Trump, uma vez que a Casa Branca admite que algumas big techs podem ganhar "isenção tarifária", mas antes é preciso provar que está investindo nos EUA.

Por enquanto, a Apple não comenta o assunto.

De toda forma, a China segue sendo um fator relevante para a Apple, uma vez que o país pode atrapalhar a "jogada" da empresa ao aplicar tarifas nas peças que serão exportadas para a Índia.

Atualização (16/04/25) - JB

Apple importou quase US$ 2 bilhões em iPhones para evitar tarifas de Trump

Em busca de fugir das tarifas de Donald Trump, a Apple fez uma "missão de guerra" para importar para os Estados Unidos milhares de iPhones produzidos na Índia.

De acordo com relatos de pessoas que participaram da operação, a Foxconn e a Tata — principais montadoras de iPhones na Índia — enviaram cerca de US$ 2 bilhões em iPhones para os EUA.

Com isso, a empresa de Cupertino conseguiu formar um grande estoque de aparelhos em tempo recorde, uma vez que foram fretados aviões cargueiros para transportar 600 toneladas de aparelhos.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Entre os modelos que a Apple importou para os Estados Unidos, temos:

Ou seja, a Apple se preocupou em levar até mesmo modelos mais antigos para o mercado norte-americano para atender a demanda por smartphones mais acessíveis.

Por enquanto, a Apple e a Foxconn não comentaram o assunto. De toda forma, a tarifa dos EUA para eletrônicos foi suspensa por Trump no último fim de semana, algo que abre uma "brecha de oportunidade" para as big techs do país.

Texto original (11/04/25)

Apple importa 1,5 milhão de iPhones para fugir das tarifas de Trump nos EUA

Em busca de fugir das tarifas anunciadas por Donald Trump e segurar os preços nos Estados Unidos, a Apple fretou seis aviões cargueiros para transportar cerca de 600 toneladas de iPhones.

Ao todo, analistas de mercado acreditam que a empresa de Cupertino importou aproximadamente 1,5 milhão de unidades da linha iPhone 16 da Índia para os Estados Unidos.

Os voos dos jatos cargueiros começaram em março e cada um tem capacidade de transportar 100 toneladas de mercadorias, algo que fez a empresa comandada por Tim Cook aproveitar ao máximo essa estratégia.

Conforme explicam analistas ouvidos pela Reuters, cada embalagem do iPhone pesa cerca de 350 gramas e a multiplicação fez a estimativa chegar a 1,5 milhão de unidades.

Imagem/reprodução: A Apple se vê no meio do fogo cruzado entre Estados Unidos e China, sendo que a empresa tem usado a via aérea para se livrar das tarifas.

Além disso, a Apple ordenou que a produção de iPhones na Índia seja acelerada em 20% na fábrica de Chennai, sendo que até mesmo datas comemorativas foram ignoradas pela empresa e os funcionários não tiveram descanso aos domingos.

Outro esforço feito pela Apple envolveu um lobby com o governo indiano para que ele libere esses carregamentos em apenas seis horas, algo que levaria 30 horas em uma "operação de rotina".

Por enquanto, a Apple, a Foxconn e o governo Modi não comentaram o assunto.

De toda forma, mais de 85% das remessas aéreas foram descarregadas em Chicago, Los Angeles, Nova York e São Francisco.

No momento, os Estados Unidos cobram uma tarifa de 145% de produtos montados na China, enquanto Trump recuou da tarifa de 26% da Índia e agora cobra 10%.

Diante desse cenário, a Apple deve continuar importando iPhones produzidos na Índia por via aérea e mantendo zero expectativas de montagem nos EUA.

Veja mais

(atualizado em 22 de maio de 2025, às 09:42)

43

Comentários

Apple deve mudar produção dos iPhones vendidos nos EUA para a Índia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2


OSZAR »